ASTRONOMIA - À descoberta do Universo
Espaço... a última fronteira para a Humanidade!
Aqui poderás encontrar curiosidades sobre Astronomia, Astrogeologia, Astrobiologia, Exploração do Espaço e Missões espaciais. Tratando-se de áreas onde o conhecimento avança a velocidades estonteantes, o conhecimento tido como o mais correto hoje, poderá não o ser amanhã... mas a Ciência é assim que se constrói, com "passinhos de bebé" a Humanidade dá "passos de gigante!"
ASTRONEWS:
- Eclipse do Sol visto do espaço.
- A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou um vídeo de quatro minutos de Marte onde é detalhada a geografia acidentada do planeta vermelho. O vídeo é o resultado de mais de 12.500 órbitas completadas pela sonda Mars Express, que já está em missão há mais de dez anos.
- Viagem virtual pela nossa galáxia - oportunidade para realizares uma visita virtual à Via Láctea (ESA - Agência Espacial Europeia).
- O Telescópio Hubble descobriu mais uma lua do planeta Neptuno. São agora 14. A nova lua tem apenas 20 quilómetros de diâmetro. É tão pequena que não foi detetada pela sonda espacial Voyager 2 que observou o sistema de luas e anéis de Neptuno em 1989. A lua está localizada a quase 105 mil quilómetros de Neptuno e conclui a órbita em 23 horas.
ASTRONEWS:
Asteroide com 6 "caudas" deixa cientistas curiosos e confusos - Link da notícias em português do Brasil;
Novidades da Missão Kepler na busca por planetas habitáveis - Link da página oficial da missão (Inglês);
Missão Indiana a Marte - a missão que bate o recorde de ser a mais barata até hoje desenvolvida por um país num projeto de exploração espacial;
Recuperados fragmentos do Meteorito que caíu a 15/02/2013 na Rússia - Link em português do Brasil;
Link do video;
Diferenças na densidade de crateras na Lua (lado visível e no lado oculto).
Há milhares de milhões de anos, quando o planeta vermelho era jovem, admite-se que tenha tido uma atmosfera, sendo a temperatura à superfície suficientemente quente para suportar oceanos de água líquida - um ingrediente essencial para a vida (tal como a conhecemos). A presente animação mostra como seria a superfície de Marte durante esse período de tempo, começando há 4000 milhões de anos. O conceito gráfico concebido pelo designer é baseado na evidência de que Marte já foi em tempos muito diferente. Rapidamente nuvens em movimento sugerem a passagem do tempo e a mudança a partir de um clima quente e húmido para frio e seco, à medida que a animação progride. Os lagos secam, enquanto que na atmosfera, gradualmente, se observa a transição de um céu azulado, semelhante ao da Terra, para os tons de rosa-acastanhados e empoeirados que se observam atualmente na superfície marciana.
Fonte: http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a020000/a020200/a020201/
Data da última consulta: 10/10/2016
Por vezes a compreensão das Fases da Lua pode tornar-se num tema cuja compreensão é algo complexa, contudo, uma animação como a que proponho pode facilitar a compreensão deste fenómeno.
Fonte: http://astro.unl.edu/naap/lps/animations/lps.swf
Data da última consulta: 10/10/2016
As animações exigem flash (fazer o download aqui)
Para quem gosta de Astronomia, eis um software gratuito que permite fazer do computador um pequeno Planetário, ajudando nas observações do céu nocturno.