top of page

Biomonitorização do Ozono!

Identificação da Atividade:
Problema/Questão para investigação:

- Qual a qualidade do ar que respiramos

Objetivos:

- Identificar a qualidade do ar que respiramos;

- Conhecer os efeitos do ozono troposférico sobre os seres vivos.

- Contextualizar a informação técnica e científica à realidade e nível etário dos alunos;

 

Contextualização no conto:
Registo de Resultados da Atividade:

Nesta fase ainda não existem resultados. Mas com base na bibliografia consultada, poderão surgir resultados idênticos aos oservados na seguinte imagem

Discussão/Conclusões:

A complexidade desta atividade reside apenas na opção utilizada da cultura in vitro, para que os alunos pudessem ter contacto com essa realidade, nomeadamente  com a realização das etapas de transferência e de aclimatização das novas plantas. Se forem utilizadas plantas em vaso, então parte da complexidade do projeto desaparecerá; contudo, destaca-se ainda o cuidado a ter com a manutenção das cultivares de Nicotiana tabacum L. sensível ao ozono (Bel W3) e tolerante ao ozono (Bel B) nos ensaios de biomonitorização ativa da qualidade do ar.

 

Nesta atividade importa clarificar conceitos, nomeadamente o que se pode chamar de "bom ozono" e de "mau ozono".

 

O "bom ozono" localiza-se na estratosfera (entre os 12 e os 50 km acima da superfície da Terra), desempenhando um papel fundamental à vida na Terra, pois filtra grande parte da radiação ultra-violeta do Sol, nociva à vida.

Observações/Notas Finais:

A presente atividade está ainda em fase de desenvolvimento, pois registou-se um atraso no crescimento de algumas das cultivares destinadas a esta experiência. Contamos em breve poder atualizar o website com informação dos nossos resultados.

Complexo

Chegado ao topo do feijoeiro o João avistou o castelo do gigante. Estava a uma altitude bastante elevada. O ar, apesar de lhe parecer um pouco diferente do que estava habituado, parecia não ter sinais de poluição.

 

Já pensaste se o ar que respiras é de boa qualidade?

 

Se quiseres saber um pouco sobre a qualidade do ar, entre outros seres vivos, poderás usar a planta do tabaco, uma cultivar que é sensivel à presença de um poluente atmosférico chamado ozono (Ver nota).

Sequência de imagens relativas à cultura in vitro: 
germinação de sementes, crescimento das plântulas e processo de aclimatização

O "mau ozono" é um poluente que está presenta na troposfera (camada inferior da atmosfera em contacto com a superfície da Terra). Este gás tem origem na poluição atmosférica causado pelos veículos automóveis, aviões, navios (meios de transporte) e pela atividade industrial, sendo a sua produção mais intensa em dias de Sol. Tem efeitos nocivos para a saúde provocando irritação nos olhos, nariz e garganta e no agravamento de problemas respiratórios.

 

 

Ilustração simplificada das camadas da Atmosfera (Foto retirada da www)

bottom of page