top of page

Quem sai aos seus...

Identificação da Atividade:
Problema/Questão para investigação:

- Por que razão o feijão tem determinada cor e forma?

- E eu sou parecido com quem?

 

Objetivos:

- Identificar o ADN como responsável pela transmissão das características genéticas;

- Contextualizar a informação técnica e científica à realidade e nível etário dos alunos;

- Estimular a utilização das TIC e das atividades laboratoriais em ambiente de sala de aula. 

 

Contextualização no conto:

Convencido que havia realizado uma boa troca - uma vaca por feijões - o João regressava a casa todo contente. "Afinal de contas os feijões eram mágicos" pensava o nosso pequeno herói. E ainda por cima têm cores bonitas. Uns são matizados de vermelho, outros acastanhados e ainda um deles era totalmente branco. Mesmo na forma e tamanho do feijão podiam-se encontrar muitas diferenças.

 O João interrogou-se - "qual a razão de existir tanta diversidade de cores e formas dos feijões?".

Sempre ouvira a expressão "Quem sai aos seus...", mas nunca entedera o seu significado. 

Descrição dos Procedimentos e Registo dos Resultados:
Discussão/Conclusões:

Esta atividade experimental pode ser realizada com kiwi, ervilhas, cebola, entre outro material vegetal. Recomendamos a utilização do álcool bem frio (colocar no congelador de véspera), pois o choque térmico vai ajudar na separação do ADN a partir do homogeneizado.

Esta experiência foi realizada com crianças dos 4 e 5 anos - Pré-escolar, no sentido de testar a adequação da abordagem de um tema complexo como a hereditariedade. Da avaliação final concluiu-se que os alunos retiveram a noção que o ADN é algo que "passa de pais para filhos ...", "... que veio dos avós", "... que temos parte do ADN dos pais e dos avós" e "...que nos dá as características do nosso aspeto, como a cor dos olhos!"

Observações/Notas Finais:

A abordagem do tema da hereditariedade é algo de complexo, mas que decidiomos introduzir por via da comparação das semelhanças que temos com os nossos pais, avós e outros familiares próximos. 

 

Da mesma maneira que acontece com a espécie humana, acontece com outros seres vivos, como as plantas. Onde está guardada a informação que permite ao ser vivo exibir um conjunto de características no seu aspeto?

A identificação do núcleo das células vegetais e animais já havia sido abordada, tendo sido apenas referido que ó o núcleo que controla as atividades da célula e que guarda as informações sobre as características do ser vivo.

 

Esta atividade permite visualizar o ADN, essa entidade abstrata para os alunos, através da utilização de material comum de uso nas nossas casas. Afinal para produzir Ciência e realizar atividades práticas, nem sempre é preciso equipamento nem reagentes complexos e dispendiosos. 

 

Intermédio
Material usado na extração do ADN
Pesagem do sal de cozinha
Medição do volume de detergente
Os feijões amolecidos em água
Adição do sal de cozinha
Triturar os feijões
Dissolver bem o Sal
Vertendo a mistura para o filtro
Filtrando o homogeneizado
Adição do álcool gelado
Primeira visualização do ADN
Pormenor do ADN do Feijão

Clicar na imagem para efetuar o download do protocolo experimental

bottom of page