AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR ANTÓNIO DA NATIVIDADE
MESÃO FRIO




As plantas mexem-se?
Identificação da Atividade:

Elementar
Objetivos:
- Conhecer o efeito da gravidade no crescimento das raizes;
- Identifcar o efeito da luz sobre as plantas;
- Distinguir movimentos násticos de tropismos.

Contextualização no conto:

Problema/Questão para investigação:

- As plantas movimentam-se?
- Para onde cresce a raiz?
- A luz afeta o comportamento das plantas?
O João continuava a interrogar-se sobre a forma como o feijoeiro "mágico" havia crescido da noite para o dia.
"Intrigante" - pensou o nosso herói! "Como é que a raiz sabe para onde tem de crescer?" E o caule do feijoeiro estava tão direitinho em direção ao céu, como se quisesse perseguir a luz do Sol!
A cabeça do João fervilhava de ideias... e o seu olhar interrogativo como que deixava transparecer os seus pensamentos - "Se ao menos pudesse trocar as voltas ao feijoeiro!"
Registo de Procedimentos e Resultados:
(Clicar nas fotografias as para ampliar e ler descrição)
![]() Posição inicialA raiz começou a crescer em direção ao solo. |
---|
![]() Posição inicial - ao 3º diaAo fim do 3º dia decidimos trocar as voltas. A caixa de petri foi rodada 180º, ficando as raizes voltadas para cima, em direção ao céu. |
![]() Posição inicial - ao 3º diaPormenor do sentido de crescimento das raizes |
![]() Alteração no sentido de crescimentoAs raizes começam a indiciar alteração no sentido do seu crescimento, começando a "encurvar" em direção ao solo. |
![]() |
![]() Sentido de crescimento da raizA alteração no sentido de crescimento da raiz começa a tornar-se claro. |
![]() Resultado FinalApesar de andarmos às voltas com a caixa de petri, as raizes persistem em crescer em direção ao centro da Terra! |
Resultado final desta atividade:
Efeito da gravidade no crescimento da raiz
Registo de Procedimentos e Resultados:



Material usado nesta experiência: caixa de cartão e plantas de feijoeiro.


A caixa de cartão que vai cobrir as plantas ficará com o orifício apontado para a luz natural

Não te esqueças... esta caixa tem um orifício que ficará voltado para a luz natural


Passados dois dias as plantas que estavam inclinadas para a janela, acabaram por ter de se endireitar em direção à única luz solar que conseguia penetrar na caixa através do orifício.
Resultado final desta atividade:
Efeito da luz no crescimento do caule
Discussão/Conclusões:
Nas atividades experimentais realizadas foi possível observar-se o comportamento dos feijoeiros em função de dois estímulos ambientais distintos - ação da gravidade e resposta à Luz natural.
- No primeiro caso, independentemente do número de voltas que dessemos à caixa de petri, o sentido de crescimento das raizes era sempre o mesmo, neste caso em direção ao centro da Terra, devido à ação da gravidade (Gravitropismo).
- No segundo caso, o sentido de crescimento do caule do feijoeiro foi em direção ao estímulo ambiental, neste caso a luz (Fototropismo).

Observações/Notas Finais:
Por tropismo entende-se o movimento da planta, envolvendo o seu crescimento na direção de um determinado estímulo ambiental ou na direção oposta a esse estímulo; e.g. fototropismo - tropismo causado pelo estímulo luminoso (Video 1); gravitropismo - tropismo causado pela gravidade.
Por oposição, os movimentos das plantas que não envolvam crescimento direcionado são denominados por nastias ou movimentos násticos; e.g. tigmonastia - movimento causado pelo toque (Video 2).
Em alternativa à atividade do gravitropismo anteriormente realizada, pode ser utilizada uma planta em vaso, que deverá ser colocada na horizontal. Ao fim de alguns dias, será expectável observar-se a extremidade do caule a crescer em direção contrária ao centro da Terra. Se partirmos o vaso, poderemos constatar que as raizes apresentavam um crescimento em direção ao centro gravítico do nosso planeta. O período de tempo que a planta estiver na posição horizontal irá influenciar os resultados, i.e., quanto maior o período de tempo na posição horizontal, mais evidentes serão os resultados a obter.
Os dois vídeos exemplificativos das diferenças entre tropismo e nastias foram retirados da internet após pesquisa de recursos multimédia de interesse pedagógico.