top of page

Se não têm nariz, por onde entra e sai o ar nas plantas?

Identificação da Atividade:
Problema/Questão para investigação:

Se não têm nariz, por onde entra e sai o ar nas plantas?

Objetivos:

- Identificar as estruturas nas plantas que permitem as trocas gasosas.

- Exemplificar o efeito da concentração salina na abertura e fecho dos estomas.

Contextualização no conto:

Quando o João chegou ao castelo do gigante deparou-se com um espaçoso salão.

-"Uau!!!", exclamou o João. " É enorme este salão. Mas acho que precisa de ser arejado", pensou o João ao inalar o ar algo bafiento do salão.

 

Recordava agora o feijoeiro gigantesco que havia trepado ainda agora. 

- "Será que as plantas também conseguem inspirar?"... mas depressa sorriu por achar a sua ideia um pouco tonta. 

 

E tu caro amigo leitor, o que te parece? Achas que as plantas também realizam trocas gasosas com o ambiente?

Mas... ela não têm nariz, logo, por onde entra e sai o ar?

Registo de Procedimentos e Resultados:

Num primeiro impacto os alunos poderão achar a imagem algo confusa, pelo que se recomenda algum cuidado nas primeiras observações. Após o impacto inicial, já será possível começar a observar a existência de umas células com um aspeto de dois feijões e uma abertura no meio. Essa estrutura denomina-se Estoma.

 

Como inicialmente foi utillizada uma solução de água destilada, os estomas encontram-se abertos por terem absorvido água, dilatando.

 

Com a substituição do meio de montagem por uma solução salina concentrada, a água que se encontrava no interior das células sai, culminando no fecho dos estomas.

 

Resultado final desta atividade:
Após a introdução da solução salina conentrada o estoma fechou
Discussão/Conclusões:

Podem ser utilizadas outras plantas, como é o caso da tradescância, que permite destacar mais facilmente a camada superfícial do tecido vegetal para visualização quer de estomas quer de cloroplastos (local que capta a radiação solar no espectro do vísivel e que permite a realização da fotossíntese). Inicialmente foi utilizado como meio de montagem uma solução de água destilada, sendo esta progressivamente substituída por uma solução salina muito concentrada. 

Dependendo do nível de desenvolvimento dos alunos, e se considerar pertinente, poderá ser realizado um exercício de cálculo matemático para determinação do valor da ampliação da imagem. Valor da ampliação é dado pelo produto da ampliação da ocular pela objetiva, i.e., se a ocular tiver uma ampliação de (10x) e a objetiva tiver igual valor (10x), a ampliação total será de 100x, ou seja valor da ocular x valor da objetiva (10 x 10 = 100x).

Observações/Notas Finais:
Intermédio

 

Para saber o que acontece quando os estomas estão abertos ou fechados é propor a implementação de uma atividade que implique, por exemplo colocar um saco de plástico transparente à volta da planta e justificar  os resultados.

 

É pelos estomas que ocorre o controlo das trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. 

bottom of page