top of page

Propagação de microrganismos pelo ar e não só!

Identificação da Atividade:
Problema/Questão para investigação:

- Como posso mostrar que a mãe do João está certa?- Existem seres vivos microscópicos no ar?

- O que é uma experiência controlada? 

Objetivos:

- Existem seres vivos microscópicos no ar?

- Como posso mostrar que existe vida microscópica à nossa volta?

- O que é uma experiência controlada? 

 

Contextualização no conto:

O João questionava-se frequentemente do motivo da sua mãe estar constantemente a chamá-lo à atenção para lavar as mãos e ter cuidados de higiene com o seu corpo.

 

-"Antes de vires para a mesa, lava bem as mãos", alertava a mãe do João.

"Mas mãe", retorquia frequentemente o João, "eu lavei as mãos esta manhã! E olha, estão limpinhas!".

 

A mãe sorria perante a justificação inocente do nosso João. "Parece-te que estão limpinhas, mas na verdade não é bem assim" avisa pacientemente a mãe.

 

Registo de Procedimentos e Resultados:
Discussão/Conclusões:

A complexidade desta ação está relacionada com a preparação dos meios de cultura e de todo o material a utilizar em condições de total assépsia. Neste ponto foi fulcral a colaboração da Professora Doutora Ana Lúcia Sintra da UTAD.

 

Contornada esta questão os restantes procedimentos não oferecem grande dificuldade.

Observações/Notas Finais:

E assim aconteceu... ao fim de poucos dias esta última caixa estava cheia de colónias de bactérias, o que comprova que estas se propagaram pelo ar.

 

Apesar dos cuidados na lavagem dos dedos e das mãos, o nosso cientista não conseguiu eliminar a totalidade das bactérias... e ao fim de 7 dias era só ver a quantidade de colónias que estam presentes nas caixas de petri.

 

Resultados idênticos verificaram-se com o esfregaço recolhido na boca da nossa jovem cientista.

 

Afinal o mundo microbiano é enorme, lidamos com ele diariamente, mas raramente nos apercebemos da sua exstência!

 

E também aprendemos que nem todas as bactérias são nocivas (fazem mal!). Pelos vistos elas são mais importantes do que muitas vezes pensamos. Este tipo de células não tem um núcleo organizado e delimitado por uma membrana, pelo que à sua organização celular se classifica como Procariótica

Complexo

Achas que conseguimos provar que a mãe do João tem razão? 

(Clicar nas fotografias para as ampliar e ler descrição)

Nesta experiência mantivémos algumas caixas de petri, contendo meio de cultura, sem terem sido abertas, tendo sido comparadas com as caixas de petri que foram expostas ao ar. As primeiras não desenvolveram bactérias, o que significa que as condições de assépsia na preparação das caixas e respetivos meios de cultura foi a correta.

 

A caixa de petri que não foi aberta, funcionou como controlo da experiência, demonstrando que, se houvesse aparecimento de colónias bacterianas, estas não teriam sido causadas pelo meio de cultura (que estivesse previamente infetado).

 

Assim sendo, para provarmos a propagação de microrganismos pelo ar, bastava expor uma dessas caixas de petri contendo o meio de cultura, ao ar (ver nas figuras de registo de procedimentos e resultados!).

 

Video da atividade (duração aproximada de 18 minutos)
bottom of page